Poodle em promoção - Cobasi

Assinatura Cobasi 10%OFF em todos os produtos. Sem taxas. Clique.

Assinatura Cobasi 10%OFF Clique.

Imagem-perfil-raca

Poodle

Poodle: cuidados, origem e curiosidades

A segunda raça mais popular do Brasil, fica atrás apenas dos SRD (Sem raça definida) , e um dos principais motivos é seu companheirismo e amor. Conheça mais sobre essa raça que encanta os brasileiros e o mundo inteiro.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

24cm a 60cm

Peso

2kg - 23kg

Pelagem

Com pelos encaracolados bastante característicos, as variações de cores da pelagem costumam aparecer desde o Poodle branco até o preto, passando pelo marrom, creme, cinza e vermelho. Em competições costuma-se dar preferência para os cãezinhos com pelagem mais clara.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Poodle

A origem desse simpático cãozinho é bem confusa, alguns especialistas atribuem a França, onde era conhecido como “Caniche” e alguns a Alemanha, onde era chamado de “Pudle”. Apesar das controvérsias, o que se sabe é que é uma raça bastante antiga, tendo registros dela de pelo menos 400 anos atrás.

No entanto, o primeiro registro da raça pelo Kennel Club of England data apenas de 1874, e pelo Kennel Club Americano em 1887. Na federação internacional seu reconhecimento se deu apenas em 1936.

Características físicas do Poodle

Os Poodles podem ser encontrados em diversos portes, desde a miniatura, conhecido como Poodle Toy até o Poodle Gigante. Entre todas essas variações, seu peso pode variar entre 2 e 23kg.

O Poodle Toy é o companheiro ideal para quem mora em pequenos espaços e gosta de viajar, porque ele é um cãozinho muito pequeno e pode te acompanhar sempre em todos os lugares. O Poodle Mini é um pouquinho maior, mas também se adapta bem a espaços pequenos como apartamentos, já o Poodle Standard e Poodle gigante precisam de bastante espaço, costumam ser ótimos atletas e por isso é bom ter um espaço maior como um quintal.

O comportamento do Poodle

Sua popularidade se deve muito ao fato de que é uma raça muito animada e companheira com seus tutores. A personalidade do Poodle é muito baseada em sua inteligência, é um cãozinho que aprende rápido tudo que lhe é ensinado.

Quando o Poodle filhote aprende maus hábitos é bastante difícil reverte-los, por isso procure ensina-lo desde pequeno para evitar problemas no futuro, se tornando um cão muito bagunceiro e teimoso. Com exceção do Poodle gigante, os “Poodle pequeno” e “Poodle Médio”, como também são conhecidos informalmente, possuem personalidades bem parecidas. A diferença do Poodle Standard se dá por ser um cão um pouco menos agitado e brincalhão.

É um ótimo cachorro para se ter com crianças, já que adora brincar e é muito leal a seus tutores. Apenas fique atento para que as crianças não o machuquem, especialmente os miniaturas que são mais frágeis.

A saúde dos Poodle

É uma raça que não costuma ter grandes problemas de saúde e é bastante conhecida por sua expectativa de vida que é de 18 anos, podendo chegar aos 20. Um dos principais problemas que o Poodle pequeno pode desenvolver é uma luxação patelar que pode dificultar sua caminhada.

Quando mais velhinho, pode acontecer de ter problemas de visão como catarata, por isso lembre-se sempre de leva-lo regularmente ao veterinário para garantir que seu cãozinho terá uma vida longa e feliz.

Sua pelagem, muito característica, é um dos principais cuidados que se deve ter com esse pet. A escovação dos pelos deve ser diária ou no máximo a cada dois dias, e os banhos e tosas devem ser semanais ou quinzenais.
Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre os Poodle

Aqui no Brasil existem alguns nomes informais para os criadores da raça, utilizando-se de números para distinguir os tamanhos dos cãezinhos. É bastante comum encontrar por aí Poodle 1, Poodle 2, Poodle 3 ou Poodle 4 para designar seus tamanhos.

O Poodle Standard é o segundo cão mais inteligente, segundo o Dr. Stanley Coren que fez um estudo de inteligência canina com 79 raças. Eles ficam atrás apenas do Border Collie.
Voltar ao topo