Collie em promoção - Cobasi

Assinatura Cobasi 10%OFF em todos os produtos. Sem taxas. Clique.

Assinatura Cobasi 10%OFF Clique.

Imagem-perfil-raca

Collie

O Collie: cuidados, origem e curiosidades

Popularizado mundialmente por conta da série Lassie, o cachorro Collie é um verdadeiro cão herói, muito doce e amável com os seres humanos. Descubra mais sobre essa raça tão querida e amada nesse post da Cobasi.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

55cm a 65cm

Peso

22kg - 30kg

Pelagem

A raça possui duas variações de pelagem, podendo ser Collies de pelo longo ou Collie de pelo curto. A única diferença entre eles está no tamanho do pelo, já que mantém as mesmas características físicas. Pode ter algumas variações nas cores da pelagem, sendo a mais comum um tricolor entre marrom, preto e branco.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Collie

Esta raça possui origem escocesa, e foi resultado de cruzamentos de diferentes Collies escoceses e do País de Gales. Criada originalmente para o pastoreio, o Collie ou Rough Collie, como também é chamado, são muito trabalhadores.

Apesar da dificuldade de conhecimento da origem exata, o Collie como conhecemos hoje foi apresentado pela primeira vez em 1871 em uma exposição e começaram a ganhar popularidade por todo o mundo.

Características físicas do Collie

A raça possui duas variações de pelagem, podendo ser Collies de pelo longo ou Collie de pelo curto. A única diferença entre eles está no tamanho do pelo, já que mantém as mesmas características físicas. Pode ter algumas variações nas cores da pelagem, sendo a mais comum um tricolor entre marrom, preto e branco.

Cheio de elegância, o Collie não apresenta nenhum traço de agressividade, é um cachorro muito elegante e com traços finos. Com o crânio alongado, os olhos, focinho e orelhas são totalmente alinhados.

É um cachorro de grande porte, que pode chegar a pesar 30kg, mantendo uma altura entre 55cm a 65cm. Não aconselhável para locais pequenos como apartamentos por seu porte e energia, afinal era um cão de fazenda que corria para pastorear ovelhas.

O comportamento do Collie

Muito amável e devoto ao seu tutor, os cachorros da raça Collie são ótimas companhia para a família e adoram estar por perto. Não gostam de ficar isolados ou sozinhos, podendo ficar tristes e desenvolver depressão.

São animais muito pacientes com as crianças, e nem se importam com as brincadeiras mais bruscas. O único cuidado que se precisa ter é educa-lo desde quando é um Collie filhote para evitar comportamentos do pastoreio, como mordiscar calcanhares.

Por serem muito inteligentes, precisam de atenção dos seus tutores para aprender novos truques, comandos e estar sempre se socializando. Ele se entedia rapidamente, por isso é importante manter, realizar o enriquecimento do ambiente com brinquedos e objetos que possam ocupa-lo.

A saúde do Collie

Os cachorros Rough Collie (de pelagem comprida) precisam de bastante atenção nos cuidados com os pelos, exigindo uma escovação diária ou, pelo menos, três vezes por semana, para evitar nós e emaranhados e possíveis problemas de pele.

Já para o Collie de pelo curto, uma escovação semanal é suficiente para manter os pelos limpos e brilhantes. No mais, é um cachorro é bastante saudável e costuma viver até os 14 anos.

Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre o Collie

Sua fama e popularidade veio através do filme Lassie, datado inicialmente de 1940. Futuramente o filme virou série televisiva com histórias fictícias sobre a cachorra Lassie, que não são muito diferentes do comportamento real desse cãozinho tão leal.

A raça é tão leal aos seus tutores, que existem diversos relatos de salvação de humanos por cachorros da raça Collie, é um verdadeiro cão herói.

Voltar ao topo