Assinatura Cobasi 10%OFF em todos os produtos. Sem taxas. Clique.

Assinatura Cobasi 10%OFF Clique.

Imagem-perfil-raca

Dálmata

Felizes, carismáticos e adoram correr! Poderíamos definir assim a personalidade do Dálmata. Quer saber mais? Encontre tudo sobre a raça Dálmata aqui.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

54 a 62 cm

Peso

15kg - 32kg

Pelagem

Quando ainda é um pequeno filhote Dálmata, eles não possuem manchas! Tem a pelagem totalmente branca e as manchas vão surgindo conforme eles vão se tornando adultos. Por possuírem pelos curtos e bastante resistentes não precisam de grandes cuidados.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção vtex

A origem do Dálmata

Acredita-se que os Dálmatas tiveram origem no Egito Antigo, mas isso é apenas uma especulação considerando que encontraram pinturas antigas de cachorros que se pareciam bastante com eles, e todos com manchas características.

Como não há confirmação sobre isso, associa-se o surgimento da raça a Croácia, onde foram encontrados os primeiros exemplares. Seu nome, inclusive, remete a região de Dalmácia na antiga Croácia.

Associam também a aparição da raça Dálmata ao Dogue alemão e aos Pointers, mas tampouco se tem muita certeza sobre isso.

Características físicas do Dálmata

Esse é o típico cachorro que chama atenção por onde passa, a principal característica do Dálmata é sem dúvidas suas manchas que podem ser pretas ou marrons medindo de 2cm a 3cm, e possuem como cor predominante o branco.

Quando ainda é um pequeno filhote Dálmata, eles não possuem manchas! Tem a pelagem totalmente branca e as manchas vão surgindo conforme eles vão se tornando adultos. Por possuírem pelos curtos e bastante resistentes não precisam de grandes cuidados.

Seu tamanho pode variar entre 54cm e 62cm e o peso pode variar bastante entre 15kg e 32kg, as fêmeas costumam ser menores que os machos.

O comportamento do Dálmata

A personalidade do Dálmata é muito carinhosa, mas eles precisam de bastante espaço e muita atenção, por ser muito ativo e adorar correr e perambular por aí. É um cachorro extremamente dócil e feliz, adora brincar com crianças e até mesmo com outros animais.

Ter um cachorro desta raça em espaços pequenos pode não ser uma boa escolha já que o temperamento do Dálmata é bastante agitado. É importante mantê-lo sempre ativo com jogos que estimulem raciocínio, força e agilidade e também deixa-lo correr livremente por aí.

Se estiver considerando em adotar um pet e pensar em um Dálmata em apartamento, tenha a certeza de que terá disposição de caminhar e correr com ele pelo menos por 1 hora diariamente.

A saúde dos Dálmata

Um dos principais problemas que podem acompanhar a raça é a surdez, que pode ser uni ou bilateral. Quando é a primeira eles podem viver tranquilamente, mas ao perder a audição dos dois ouvidos podem se tornar bastante impacientes.

Outro problema comum na saúde dos Dálmatas é relacionado ao seu sistema urinário. É importante se atentar se ele está urinando normalmente e bebendo bastante água para evitar problemas e até mesmo pedra nos rins.

E é claro, visitas regulares ao veterinário para que seu cãozinho possa atingir uma vida longa e feliz, que pode chegar até aos 13 anos.
Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre os Dálmata

A raça se popularizou muito com o filme 101 Dálmatas da Disney, e isso não é segredo para ninguém. Os cãozinhos simpáticos e felizes do desenho animado também são assim na vida real e acabaram cativando muitos corações.

Há muitos anos atrás os Dálmatas eram conhecidos por acompanharem as carruagens dos bombeiros e de militares. Por isso até os dias atuais ele é muito conhecido por ser um grande companheiro dos bombeiros. Eles correm tanto quanto os cavalos, então se prepare para ter disposição de correr com eles!
Voltar ao topo